26 de novembro de 2012

História das cartas

A COPAG publicou em seu site de Pokémon um breve histórico sobre as cartas de Pokémon TCG desde seu lançamento, escrito por Felipe Ponce do Poké-Paradise. À baixo está o texto na íntegra:


Desde o lançamento da primeira coleção de Pokémon, a cada bloco sempre foi lançado algum tipo de carta especial. O boom, porém, se deu com o lançamento da coleção Ruby/Zapphire, onde foram lançadas as primeiras cartas EX. Sua particularidade era que, se esse Pokémon fosse nocauteado, o oponente comprava 2 prizes ao invés de um. Os primeiros EX tinham efeitos muito ruins para o fato de entregar 2 prizes ao oponente, mas com o tempo eles foram melhorando. Quem jogava na época não consegue se esquecer do incrível Blastoise EX da coleção Fire/Red & Leaf/Green, do fabuloso Mew EX da coleção Legend Maker ou do matador Flygon EX Delta da coleção Dragon Frontiers. Hoje em dia, os efeitos destas cartas talvez não sejam grande coisa (principalmente o de Mew EX), mas nos idos de 2006 elas eram impossíveis de combater. 
No mesmo bloco das EX foram lançadas as cartas Star, que não ofereciam dois prizes para o oponente que nem os EX – mas você só podia utilizar 1 Star por deck. Por isso, você precisava escolher com cuidado qual Star combinava mais com o seu baralho. Dentre os mais usados, temos Latias Star e Latios Star da coleção Deoxys, Mew Star da coleção Dragon Frontiers e Umbreon Star da coleção POP 5. 
Após toda essa revolução que durou 16 coleções e três formatos, a Pokémon decidiu lançar outra classe de Pokémon, os Pokémon Lv.X. No caso destes, você tinha que colocar o Pokémon Lv. X em cima da sua versão normal. Quer dizer, para trazer ao campo o Honchrow Lv.X, você precisava colocar ele em cima de um Honchrow normal. Era como se você evoluísse o seu Pokémon para o Lv 100. O bom é que ele ficava com todos os ataques e habilidades do Pokémon anterior, só que com um pouco mais de vida e alguns efeitos a mais. Dentre os mais usados temos Gardevoir Lv.X da coleção Maravilhas Secretas, Flygon Lv.X da Rising Rivals e com certeza o grande Luxray GL Lv.X. 
Nessa era pararam as Stars e apareceram no lugar os Pokémon Shiny, que não tinham muito lugar no jogo – eram mais utilizados como peças colecionáveis. A era Lv.X durou onze coleções e abriu espaço para o lançamento da coleção Heartgold Soulsilver, que abriu a “Era Prime & Legend”. Cada coleção trazia cerca de seis cartas Prime. Eles eram Pokémon mais fortes, tinham a mesma habilidade dos Pokémon Ex antigos (você podia evoluir direto, sem aquele empecilho dos Lv.X) e o melhor de tudo, se o oponente nocauteasse, ele só compraria um prize. Os Pokémon Prime eram ótimos e entre eles os destaques foram: Magnezone Prime e Celebi Prime da coleção HS Triumphant, Donphan Prime da coleção Heartgold Soulsilver, entre outros. 
Nesta etapa, além de ter os Pokémon Shiny, apareceu em cada coleção um novo tipo de carta que foram as Legend. Eram duas cartas que, juntas, formavam um Pokémon. Para jogá-las, era preciso descer ambas as partes do Pokémon simultaneamente e, em geral, eram dois Pokémon lendários que tinham alguma semelhança. É o caso do Rayquaza & Deoxys Legend, onde todo mundo conhece a batalha que tem entre ambos, ou do Darkrai & Cresselia Legend, por ambos pertencerem ao duo lunar. 
Mas após cinco coleções e duas temporadas, nós chegamos aos dias de hoje. A era Black & White relançou os Pokémon EX – mas, desta vez, com ataques melhorados e uma quantidade de HP que dá até medo. Os EX atuais ainda mantêm a sua particularidade de oferecer 2 prizes cada vez que um deles é nocauteado, mas hoje em dia a sua força de ataque é absurdamente maior do que antigamente.

Muita coisa foi criada e algumas descontinuadas mas o jogo contínua e novos desafios é o que tornam Pokémon TCG competitivo e agradável. Espero que possamos ter experiências agradáveis jogando na cidade e quem sabe um dia participar do Mundial?

Para saber mais sobre a COPAG e Pokémon TCG, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário